quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cecília Meireles

http://aelceciliameireles.zip.net/images/ceblogg.jpg



Memória do livro: Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles 

 

O Professor e escritor Luiz Filho de Oliveira comenta as razões para se ler Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

Cecília Meireles Romanceiro da inconfidência

Sinopse
Romanceiro da Inconfidência é uma coletânea de poemas da escritora brasileira Cecília Meireles, publicada em 1953, que canta a História de Minas dos inícios da colonização até a Inconfidência Mineira, revolta ocorrida em fins do século XVIII na então Capitania de Minas Gerais.
Em 84 "romances" (isto é poemas épico-líricos inspirados na tradição popular hispánica), mais quatro "cenários" e outros de prólogo e êxodo, Cecília evoca primeiro a escravidão dos africanos na região central do planalto em episódios da exploração do ouro e dos diamantes no século 18; logo o centro da coletânea é dedicado ao destino dos heróis da chamada "Inconfidência Mineira" - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, sua noiva e amada Marília de Dirceu bem como de outras figuras históricas implicadas no acontecimento, como D. Maria I a louca, na altura Rainha de Portugal.
Mais lírica do que narrativa, a obra assume o lado dos derrotados (transformados depois em heróis da Independência do Brasil) denunciando o sistema colonial que favorece a exploração dos desvalidos.

Romanceiro da Inconfidência - resumo e análise da obra de Cecília Meireles
















 


 






Fonte:
Na ortografia vigente à época de seu nascimento, seu nome era grafado Cecilia Benevides de Carvalho Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário