terça-feira, 17 de maio de 2011

Pedro Nava: 100, 200, 300 Anos





Fragmentos do documentário "Pedro Nava: 100, 200, 300 Anos"


Direção: Eliane Terra e Karla Holanda


27': 1994; Rio de Janeiro.


"Que é a verdade? É com essa pergunta que entro nesta fase de minhas memórias, fase tão irreal e mágica e adolescente como se tivesse sido inventada e não vivida. Se eu fosse historiador, tudo se resolveria. Se ficcionista, também. A questão é que o memorialista é a forma anfíbia dos dois e ora tem de palmilhar as securas desérticas da verdade, ora nadar nas possibilidades oceânicas de sua interpretação."


Chão de Ferro (1978)


"...no dia 1o. de fevereiro de 1968 comecei a redigir minhas lembranças. Por elas reduzi ao mínimo minha convivência com amigos, até com os que mais quero, para não fragmentar e destruir meu tempo, o tempo de que preciso para mim. E essa fase foi a da punição como num poço, a penetração a fundo de outro homem como eu, outro misantropo e eterno esnobado, vivendo vida de exílio dentro do nosso próprio país."


Galo das Trevas (1981)


Direção, Pesquisa, Roteiro e Produção: Eliane Terra e Karla Holanda.
Fotografia e edição: Eliane Terra
Assistente de produção: Dalvina Barbosa








APOIO: Fundação Casa de Rui Barbosa
Editora Nova Fronteira


http://www.emfocomultimidia.com.br/pedro_nava.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário